Estatuto da Academia Mato-Grossense de Letras

TITULO I

DA ORGANIZAÇÃO

 

Capítulo I

Da Academia e de sua sede

 

Art. 1º - A Academia Mato-Grossense de Letras - AML, fundada em 7 de setembro de 1932, sucessora do Centro Matogrossense de Letras, criado em 7 de setembro de 1921, é constituída como personalidade jurídica de duração ilimitada, como associação sem fins lucrativos e com a finalidade exclusivamente literária e cultural.

  • 1º: A AML manterá com o Instituto Histórico e Geográfico interação administrativa de maneira a conservar a Casa Barão de Melgaço permanentemente aberta ao povo nos dias úteis da semana.
  • 2º - A AML é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, na qual se fará representar por três delegados, escolhidos dentre os associados efetivos.
  • 3º - A duração da AML é por tempo indeterminado.

Art. 2º - A AML tem sede e foro nesta Capital, com endereço na Casa Barão de Melgaço, situada à avenida Barão de Melgaço nº 3.869, Centro.

 

 

Capítulo II

Dos seus objetivos

 

Art.3º - São objetivos da AML o apoio, o incentivo e a proteção da cultura e das literaturas nacional e regional e, em particular, a produzida em Mato Grosso; o estímulo ao culto da língua portuguesa; a preservação da memória de seus patronos, bem como da produção intelectual dos acadêmicos falecidos, transmitindo-a às gerações presentes e futuras, e a participação nos estudos de problemas de interesse cultural, que preocupam o mundo contemporâneo.

Art. 4º - No desempenho de seus objetivos deve a AML editar boletins e revistas; estabelecer e manter relações de intercâmbio com entidades culturais do país e do exterior; promover e participar de conferências, simpósios, seminários, congressos e palestras ligados à sua finalidade; incentivar ou auxiliar na publicação de trabalhos e livros e contribuir para o desenvolvimento das artes, em suas diversas manifestações.

...

 

ESTATUTO DA ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS

Versão Completa em PDF

icone pdf 100

 Casa Barão de Melgaço, sala das sessões, em 19 de outubro de 2012.

 

Ler 1281 vezes Última modificação em Terça, 18 Julho 2023 17:06
Mais nesta categoria: « Nossa História Presidentes »