- Detalhes
Poética do mato
Eis uma amostra da poética mato-grossense. O trabalho da acadêmica Cristina Campos buscou contemplar autores, períodos literários e estética textuais. No presente encarte, há petiscos de poesia para todos os paladares. Autores ligados ou não à Academia Mato-grossense de Letras estão aqui reconhecidos e divulgados, gratuitamente, um mecenato do qual nos orgulhamos de poder realizar. Convidamos o ouvinte a multiplicar esse precioso conhecimento e a comungar com o silêncio para um mergulho na alma mato-grossense.
Casa Barão de Melgaço, 23 de junho de 2015.
Eduardo Mahon
Flores ao sabor dos ventos
Desafio lançado pela Academia Mato-grossense de Letras, missão de garimpagem aceita com alegria: pincelar textos de poetas mato-grossenses para compor um CD a ser gravado em áudio, com o fito de divulgar a rica produção literária de nosso Estado, ainda desconhecida de muitos. Este primeiro volume comportou 73 autores, com poemas de formas e temas variados, à escolha do ouvinte. Espero que o contato com a poiesis traga harmonia e êxtase às almas-lares de todos.
Cristina Campos
CLIQUE AQUI para acessar os textos, áudios e o CD completo para download!
- Detalhes
Ocorreu neste sábado (01.05), às 17h, o lançamento dos livros de poesias “Crisálidas”, de Franklin Cassiano da Silva, e “Grupiaras”, de Ulisses Cuiabano. Organizados por Cristina Campos, as obras até então inéditas, foram contempladas no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O lançamento dos livros foi online nas plataformas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), da Revista Pixé Canal Literário e da Editora Carlini & Caniato. O evento tem uma entrevista com Cristina Campos e os convidados Olga Castrillon-Mendes e Aclyse de Mattos, com mediação de Edson Flávio.
Clique aqui para acessar os vídeos do lançamento e os livros para download!
- Detalhes
Vídeo do lançamento dos livros de poesias “Crisálidas”, de Franklin Cassiano da Silva, e “Grupiaras”, de Ulisses Cuiabano, ocorrido no dia 01/05/2021.
- Detalhes
Ocorre neste sábado (01.05), às 17h, o lançamento dos livros de poesias “Crisálidas”, de Franklin Cassiano da Silva, e “Grupiaras”, de Ulisses Cuiabano. Organizados por Cristina Campos, as obras até então inéditas, foram contempladas no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O lançamento dos livros será nas plataformas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), da Revista Pixé Canal Literário e da Editora Carlini & Caniato. O evento terá uma entrevista com Cristina Campos e os convidados Olga Castrillon-Mendes e Aclyse de Mattos, com mediação de Edson Flávio.
- Detalhes
Econtra-se em fase de editoração (ilustração e diagramação) o livro “A Chalana de Nhô É”, o primeiro infantil de autoria da presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Sueli Batista. A obra foi aprovada pela Lei Aldir Blanc, através da Secretária Municipal de Cultura, analisada pelo Conselho Municipal de Política Cultural. O lançamento está programado para o dia 17 de abril, quando terá como atração, o espetáculo nacional, com o cantor Carlos Navas, “Algumas Canções da Arca”, já visto por mais de 250 mi pessoas no país.
O livro “A Chalana de Nhô É” é voltado ao gênero literatura infantil, que é um importante recurso didático, e fonte enriquecedora de conhecimento de informação, para a criança. Através de um método fascinante e lúdico a criança pode se enveredar pela leitura, favorecendo o se desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social.
Na obra o ponto de partida é a história de um menino que ao nascer ganhou o nome de É, e que somente percebeu que tinha o menor nome do mundo, quando foi para a escola. Superou, por ser diferente, uma espécie de bulling ao ser empoderado, de certa forma, pela professora que lhe deu uma espécie de patrocínio positivo, que ele levou para o resto de sua vida. O livro ilustrado por Célio Maximiano, tem uma parte especial, a cada contextualização, que é de poesias para serem declamadas, através de um convite dos personagens de cada etapa. Sueli pretende contribuir de forma significativa para o desenvolvimento intelectual dos pequenos leitores, dando para a criança informações sobre vários aspectos do cotidiano, ao mesmo tempo em que se mescla realidade e fantasia. Chalana e Arca em combinação Aliás, no lançamento de “A Chalana de Nho É”, Sueli Batista traz para a Casa Barão, um evento infantil primoroso, no qual o bom-gosto e a fantasia são suas marcas registradas.
O artista Carlos Navas, em “Algumas Canções da Arca”, convida o público para um passeio lúdico pela obra consagrada de Viníus de Moraes e Toquinho, que na década de 80 fez grande sucesso. Na voz de Navas o espetáculo já percorreu por diversas cidades do país, sempre aclamado pela crítica. Ele também gravou outro CD para crianças, o “Cançoes de Faz de Conta”, que conta com participações especiais da saudosa atriz Bibi Ferreira, e da cantora Vânia Bastos. Navas tem mais de 10 CDs e DVD gravados. Tem uma parceria com Sueli Batista, cantando no CD Pássaro Passará, musicado por Alzira Espíndola e Lucina a partir das poesias do seu livro do mesmo nome.
- Detalhes
APRESENTAÇÃO
![]() |
![]() |
|
| FIRMO JOSÉ RODRIGUES 1871 – 1944 |
DUNGA RODRIGUES 1908 – 2001 |
Elizabeth Madureira Siqueira (Org.)
O Ponto de Cultura do IHGMT, desenvolvido em 2020, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL-MT que, em edital específico, selecionou 60 projetos, tendo o do IHGMT sido contemplado.













