A presidente da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS (AML), Luciene Josefa de Carvalho, nos termos do Estatuto da entidade e no uso de suas atribuições legais, convoca todos os membros da instituição a comparecerem à eleição para a Cadeira 7 – cujo Patrono é o Cônego José da Silva Guimarães, que nasceu em Cuiabá-MT, nos primórdios do século XIX, e faleceu no dia 9 de novembro de 1844, no Rio de Janeiro, sendo o último ocupante o médico e poeta Ivens Cuiabano Scaff –, que ocorrerá no dia 24 de agosto de 2024, a partir das 9h00, no Salão Social da Casa Barão.

Uma comitiva de 31 alunos e professores da Escola Estadual Ramon Sanches Marques, de Tangará da Serra (MT) visitou a Academia Mato-Grossense de Letras recentemente. O grupo foi recepcionado por três imortais: Luciene Carvalho (presidente), Cristina Campos (secretária) e Lorenzo Falcão (conselho fiscal).

A Academia Mato-grossense de Letras realizou uma Sessão Festiva na tarde da sexta-feira (13/05), para receber o ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ocupante da Cadeira 28 da Casa. Mendes veio a Cuiabá para receber o título de sócio benemérito da AML, destinado aos acadêmicos que completam 25 anos como integrantes da Instituição.

A Academia Mato-grossense de Letras publica edital informando a abertura de inscrições para a Cadeira nº 7. O edital se baseia nas atribuições legais da entidade centenária e as inscrições devem ser realizadas na sede da AML. No documento estão especificados os dias da semana e horários para a inscrição, que deve ser feita até o dia 31 de maio de 2024.A Academia Mato-grossense de Letras publica edital informando a abertura de inscrições para a Cadeira nº 7. O edital se baseia nas atribuições legais da entidade centenária e as inscrições devem ser realizadas na sede da AML. No documento estão especificados os dias da semana e horários para a inscrição, que deve ser feita até o dia 31 de maio de 2024.


A atual direção da Academia ressalta que é condição prévia para a inscrição ter obra publicada em qualquer gênero literário, cujo mérito seja reconhecido, ou, fora desse gênero, que seja o livro de valor cultural. Além disso, a pessoa que se candidatar deve ser nascida em Mato Grosso, ou, residir no Estado, no mínimo, há cinco anos.

Confira abaixo o edital na íntegra.


Link do edital

Uma homenagem pautada na emoção, à flor da pele. Foi mais do que isso a Sessão Magna da Saudade que a Academia Mato-grossense de Letras realizou no último dia de abril do ano de 2024. O escritor, poeta e médico Ivens Cuiabano Scaff (1951-2024) recebeu um carinho coletivo e inspirado. Sua vida e seu legado pairaram no ar, evocados por palavras e sentimentos de todos os presentes.

Divanize Carbonieri, ativista ágil das letras em Mato Grosso, foi empossada na Academia Mato-grossense de Letras (AML), numa data significativa: oito de março, o Dia Internacional das Mulheres. Divanize, ou simplesmente Diva, atua em várias frentes literárias e tem robusta formação acadêmica. Sua posse, bastante concorrida, aconteceu no salão nobre da Casa Barão de Melgaço, prédio histórico que abriga a AML.

O maestro Fabrício Carvalho, regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi empossado como membro imortal da Academia Mato-grossense de Letras, na semana passada (29/02), na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia.

Quarta, 21 Fevereiro 2024 18:38

Sobre o poeta querido que partiu


Cuiabano, nascido em 30 de junho de 1951. A escolaridade inicial foi realizada nas melhores escolas cuiabanas e continuada nos colégios de escolas do Rio de Janeiro.

A escolaridade superior foi cursada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo feito, com destaque, residência médica no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, e, na sequência, cursos de pós-graduação na área da saúde, na UFMT.

 

Na sexta-feira (15/12) a Academia Mato-grossense de Letras - AML abriu suas portas para acender as luzes da sua decoração de Natal. Uma iniciativa simples que inclui a Casa Barão, prédio centenário histórico, no espírito natalino. Tradição comum nesta época do ano que faz brilhar a paisagem e seus significados, diante dos olhos das pessoas que percorrem a rua Barão de Melgaço, uma das vias mais movimentadas do Centro Histórico de Cuiabá.

Em cerimônia bastante concorrida, foi empossado na Academia Mato-grossense de Letras - AML, na última quarta-feira (06/12/2023), Allan Kardec Acosta Benitez. Ele passa a ocupar a cadeira número 30, cujo patrono é Manuel Espiridião da Costa Marques e o último ocupante foi Francisco Leal de Queiroz. 

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Casa Barão e contou com a presença de um público variado, incluindo vários acadêmicos, familiares e amigos do novo imortal, além de personalidades políticas mato-grossenses. A classe artística também se fez presente. Allan Kardec, ao longo de sua trajetória, vem desenvolvendo frutíferas relações profissionais com representantes do setor cultural mato-grossense. 

Página 1 de 6