Quarta, 27 Março 2024 09:18

Divanize Carbonieri: Mais literatura na AML

Escrito por

Divanize Carbonieri, ativista ágil das letras em Mato Grosso, foi empossada na Academia Mato-grossense de Letras (AML), numa data significativa: oito de março, o Dia Internacional das Mulheres. Divanize, ou simplesmente Diva, atua em várias frentes literárias e tem robusta formação acadêmica. Sua posse, bastante concorrida, aconteceu no salão nobre da Casa Barão de Melgaço, prédio histórico que abriga a AML.

A nova acadêmica assume a cadeira 17, anteriormente ocupada por Avelino Tavares. Antes dele, outros quatro imortais nela tiveram assento. Pela ordem: Carlos Gomes Borralho, Humberto Marcílio Reinaldo, Frederico Augusto Rondon e Pe. Pedro Cometti.  A solenidade de posse foi bastante prestigiada, especialmente, pela comunidade da Universidade Federal de Mato Grosso, onde Diva é professora. Representantes da classe artística cuiabana também se fizeram presentes, assim como familiares de Avelino Tavares. A sessão foi conduzida pela presidente da AML, Luciene Carvalho, tendo como secretária Cristina Campos.


  foto2
rubia sebba

 


A nova imortal


Divanize Carbonieri é doutora em Letras, pela USP, e professora de Literaturas de língua inglesa na UFMT. Já publicou dez livros de ficção, entre eles: “Entraves” (poesia, 2017), contemplado com o Prêmio Mato Grosso de Literatura; “Passagem estreita” (contos, 2019), finalista do Prêmio Jabuti; “A ossatura do rinoceronte” (poesia, 2020), vencedor do Prêmio Flipoços; “Nojo” (contos, 2020); e “Nave alienígena” (contos, 2022). Integra o Coletivo Literário Maria Taquara, ligado ao Mulherio das Letras – MT, e assina colunas nas revistas Ruído Manifesto e Escrita Viva. A partir de oito de março, passou a ocupar a cadeira 17 da Academia Mato-grossense de Letras.
 


Discursos

Divanize foi introduzida no recinto que abriga as solenidades de posse pelas imortais Marli Walker, Olga Castrillon Mendes e Sueli Batista. O acadêmico Eduardo Mahon fez o discurso de boas-vindas à empossanda, destacando os seus valores literários, que já repercutem significativamente no cenário contemporâneo da Literatura Brasileira produzida em Mato Grosso.


“Divanize Carbonieri é vária nessa lavoura da Literatura, que, muito além de Arte, conhecimento e registro do humano, é diálogo de almas! Vamos entrar, Divanize, pois, a partir de hoje, esta Casa também é sua!”, destacou a presidente Luciene, saudando a nova acadêmica em seu discurso.


Também sobre Diva, na ocasião, frisou Luciene: “Imensa nas inúmeras facetas literárias com que nos brinda: professora, escritora, crítica literária, colaboradora de sites de Literatura, aglutinadora de coletivo de escrita, pesquisadora”.

Diva é militante de movimentos sociais e políticos que apontam para sociedades mais democráticas e justas, com valores humanitários. “Penso que esta agremiação ainda deve estar aberta para receber, entre seu corpo de acadêmicas e acadêmicos, mais mulheres, mais pessoas negras e indígenas, mais pessoas LGBTQIA+, mais pessoas com deficiência, e da classe trabalhadora, porque, nesses grupos, também há intelectuais e escritoras e escritores que estão produzindo Literatura, Arte e Cultura de primeira grandeza. É só uma questão de ter olhos para ver. É só uma questão de buscar conhecer”, ressaltou no seu discurso a nova imortal.



Atrações musicais

A emoção e o caráter festivo na posse e após a solenidade foram marcados por ótimas sonoridades. Durante a cerimônia, no salão nobre, apresentaram-se em determinados momentos músicos do UFMT em Cordas, grupo que integra um projeto de extensão da universidade: Oliver Yatsugafu, Ayzan Carlos, Lívia França, Lígia França e Britney Freitas.

Após a solenidade de posse, no pátio externo da Casa Barão, o evento ganhou ares festivos e descontraídos, com a participação especial de tarimbados músicos:  Helvio Moraes (voz), Joandre Camargo (violão), Paulinho Nascimento (baixo) e Thiago Costa (bateria)     foto3

rubia sebba

Quinta, 07 Março 2024 09:51

Maestro Fabrício Carvalho assume a cadeira 23

Escrito por

O maestro Fabrício Carvalho, regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi empossado como membro imortal da Academia Mato-grossense de Letras, na semana passada (29/02), na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia.

Quarta, 21 Fevereiro 2024 18:38

Sobre o poeta querido que partiu

Escrito por


Cuiabano, nascido em 30 de junho de 1951. A escolaridade inicial foi realizada nas melhores escolas cuiabanas e continuada nos colégios de escolas do Rio de Janeiro.

A escolaridade superior foi cursada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo feito, com destaque, residência médica no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, e, na sequência, cursos de pós-graduação na área da saúde, na UFMT.

 

Ocorreu neste sábado (01.05), às 17h, o lançamento dos livros de poesias “Crisálidas”, de Franklin Cassiano da Silva, e “Grupiaras”, de Ulisses Cuiabano. Organizados por Cristina Campos, as obras até então inéditas, foram contempladas no Edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

crisalidas capa web  grupiaras capa web

O lançamento dos livros foi online nas plataformas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), da Revista Pixé Canal Literário e da Editora Carlini & Caniato. O evento tem uma entrevista com Cristina Campos e os convidados Olga Castrillon-Mendes e Aclyse de Mattos, com mediação de Edson Flávio.

Clique aqui para acessar os vídeos do lançamento e os livros para download!

capa-cd-antologiaPoética do mato

Eis uma amostra da poética mato-grossense. O trabalho da acadêmica Cristina Campos buscou contemplar autores, períodos literários e estética textuais. No presente encarte, há petiscos de poesia para todos os paladares. Autores ligados ou não à Academia Mato-grossense de Letras estão aqui reconhecidos e divulgados, gratuitamente, um mecenato do qual nos orgulhamos de poder realizar. Convidamos o ouvinte a multiplicar esse precioso conhecimento e a comungar com o silêncio para um mergulho na alma mato-grossense.

Casa Barão de Melgaço, 23 de junho de 2015.

Eduardo Mahon

Flores ao sabor dos ventos

Desafio lançado pela Academia Mato-grossense de Letras, missão de garimpagem aceita com alegria: pincelar textos de poetas mato-grossenses para compor um CD a ser gravado em áudio, com o fito de divulgar a rica produção literária de nosso Estado, ainda desconhecida de muitos. Este primeiro volume comportou 73 autores, com poemas de formas e temas variados, à escolha do ouvinte. Espero que o contato com a poiesis traga harmonia e êxtase às almas-lares de todos.

Cristina Campos

CLIQUE AQUI para acessar os textos, áudios e o CD completo para download!

Página 1 de 27