- Detalhes
A Academia Mato-grossense de Letras promove nesta quinta-feira (11) a 11ª edição do Casa Aberta-2025, evento que traz uma programação variada. O tema é "Somos Letras de Esperança". Idealizada pela AML, a iniciativa é apoiada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer.
O evento ocorre na Casa Barão, onde está sediada a AML, no Centro Histórico de Cuiabá. A partir das 18h, com a abertura dos portões, prosseguindo até as 21h30. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
- Detalhes
Será lançado na sexta-feira (14/11), a partir das 19h, na Academia Mato-grossense de Letras, o livro “Escute se for capaz” (Editora Letramento-MG), do escritor e maestro Fabrício Carvalho, que ocupa a cadeira 23 da AML.
Na obra, a proposta do autor destaca que resistir, hoje, não começa falando mais alto, mas reaprendendo a escutar, visto que vivemos uma era em que o excesso de informação não esclarece, mas confunde, nos colocando diante da infodemia.
- Detalhes
Acontece na quinta-feira (13/11) a edição de novembro do Casa Aberta, evento gratuito com programação variada tendo seu foco principal na literatura e seus desdobramentos. Idealizado e realizado pela Academia Mato-grossense de Letras - AML, a iniciativa é apoiada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer.
"A Voz da Pele" é o tema desta edição, inspirada no Dia da Consciência Negra, comemorado todos os anos em 20 de novembro. A Academia Mato-grossense de Letras vai se transformar em um palco de celebração da ancestralidade, arte e literatura negra. A programação tem início a partir das 18h, estendendo-se até as 21h30.
- Detalhes
No próximo sábado (01/11), às 18h, a Academia Mato-grossense de Letras - AML sedia o lançamento do livro “Feminismos, gênero e interseccionalidades: retratos de pesquisa, extensão e intervenção profissional”.
Após o lançamento da coletânea vai acontecer um debate temático em torno da obra, que reúne reflexões e experiências que dialogam com as múltiplas formas de ser, viver e resistir em uma sociedade marcada por desigualdades, especialmente como raça, gênero, classe e sexualidade se cruzam e produzem experiências diversas.
- Detalhes
No dia 22 de outubro a Casa Barão de Melgaço recebeu 25 alunos e três professores do 6º ano do ensino fundamental da Escola Alcebíades Calháo, para a realização das oficinas "Arquitetura Cuiabana e Urban Sketch”.
A iniciativa resulta de uma parceria da UFMT, através de projeto de extensão Circle Círculo Leitura Expressão, com a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de MT; instituições sediadas na Casa Barão. A coordenação do projeto é de Aclyse de Mattos, membro da Academia e professor da UFMT.
- Detalhes
A presidente da ACADEMIA MATO-GROSSENSE DE LETRAS (AML), LUCIENE JOSEFA DE CARVALHO, nos termos da legislação da entidade e no uso de suas atribuições legais, torna público que se encontram abertas as inscrições para uma cadeira acadêmica: a CADEIRA 20, cujo Patrono é JOSÉ ESTÊVÃO CORRÊA, sendo o último ocupante BENEDITO PEREIRA DO NASCIMENTO.
- Detalhes
Homenagem acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h30, na Casa Barão, sede da Academia Mato-grossense de Letras, no Centro Histórico de Cuiabá
Na sexta-feira (10/10) a Academia Mato-grossense de Letras realiza a Sessão Magna da Saudade, em memória do desembargador Benedito Pereira do Nascimento, que tinha assento na AML e faleceu no dia 30 de julho passado, aos 86 anos.





