Neila Barreto

Neila Barreto

Escritora, jornalista e historiadora. Mestre em História pela Universidade Federal de MT; Especialista em: Ciências Políticas pelas Faculdades Unidas de Várzea Grande-MT;  Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade de Educação de Fátima do Sul (MS); Didática do Ensino Superior, pela Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras de Presidente Venceslau (SP). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Instituto Várzea-grandense de Educação (1995) e em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em (1978). 

Quinta, 15 Outubro 2020 22:12

Centenário de João Antônio Neto

Em um tempo que, vivemos mundialmente, uma crise na saúde, vive Cuiabá momento tão importante para sua história. É o Centenário do Desembargador João Antônio Neto.  Vivo. Pleno, falante, lúcido e com muitas histórias a contar.

Sábado, 18 Julho 2020 22:22

Neila Barreto é a nova imortal da AML

Um novo capítulo da história de Neila Barreto começa a ser escrito. A Mestre em história e jornalista foi eleita para a Academia Mato-Grossense de Letras-AML.

neila barreto 01 Neila Barreto, jornalista e mestre em história ocupará a cadeira 19 na AML | Creditos: Divulgação

Significativa produção editorial, educação superior, expertise profissional, determinação, competência, motivação e incentivo da família para que não desistisse, contribuíram para a condução de Neila Maria de Souza Barreto a uma das mais almejadas conquistas, ser “imortal” da Academia Mato-Grossense de Letras-AML, instituição que em 2021 comemora seu centenário. Ela foi a mais votada na eleição ocorrida na manhã de dia 31 de agosto, para a Cadeira 19, que já foram ocupadas por Vera Iolanda Randazzo (última) e José Barnabé de Mesquita (primeiro). Ela concorreu com André Araújo Molina, pós-Doutorando em Direito do Trabalho junto à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

couto magalhaes

Escritor mineiro, folclorista, José Vieira Couto de Magalhães nasceu em Diamantina, Minas Gerais, no dia primeiro de novembro de 1837, e faleceu no Rio de Janeiro no dia 14 de setembro de 1898. Seus restos mortais estão sepultados no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

No olhar de José de Mesquita, ocupante inaugural da Cadeira 19 da Academia Mato-grossense de Letras, o Dr. José Vieira Couto de Magalhães, descendeu de Fernão Magalhães, o heroico, navegador lusitano, de quem disse Camões haver sido “no feito, com verdade Português”. Filho do capitão Antônio Carlos Magalhães e Tereza Antônia do Prado Vieira Couto.

Segunda, 02 Março 2020 12:48

A imortal Vera Iolanda Randazzo

Historiadora, escritora e funcionária pública, Vera Iolanda Randazzo nasceu em Caxias do Sul-RS, aos 21 de setembro de 1927, descendendo de Roberto Edmundo Randazzo e Cecília Campagnoni Randazzo. Seus estudos fundamental e médio foram realizados junto ao Grupo Escolar Municipal de Criuva-RS e no Colégio Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre -RS, e o superior incompleto em História, na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Veio para Mato Grosso a partir de 1955, estado que adotou como seu e onde prestou relevantes serviços. Profissionalmente, ocupou os cargos de Oficial Administrativo da Biblioteca do Arquivo Público de Mato Grosso; Professora primária interina em Rosário Oeste, Diretora do Arquivo Público de Mato Grosso; Técnica em arquivista, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Organizadora do Instituto Memória do Poder Legislativo, em seus primórdios; Membro da Comissão de Estudos de Fronteira, para exame de questões de milites entre os estados de Mato Grosso e Goiás; Autora do projeto de pesquisa das Leis no período de 1835 a 1889, apresentado à Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.