Assessoria AML

Assessoria AML

Segunda, 06 Mai 2024 17:10

Ivens... Uma Sessão da Saudade

Uma homenagem pautada na emoção, à flor da pele. Foi mais do que isso a Sessão Magna da Saudade que a Academia Mato-grossense de Letras realizou no último dia de abril do ano de 2024. O escritor, poeta e médico Ivens Cuiabano Scaff (1951-2024) recebeu um carinho coletivo e inspirado. Sua vida e seu legado pairaram no ar, evocados por palavras e sentimentos de todos os presentes.

Divanize Carbonieri, ativista ágil das letras em Mato Grosso, foi empossada na Academia Mato-grossense de Letras (AML), numa data significativa: oito de março, o Dia Internacional das Mulheres. Divanize, ou simplesmente Diva, atua em várias frentes literárias e tem robusta formação acadêmica. Sua posse, bastante concorrida, aconteceu no salão nobre da Casa Barão de Melgaço, prédio histórico que abriga a AML.

Quarta, 21 Fevereiro 2024 18:38

Sobre o poeta querido que partiu


Cuiabano, nascido em 30 de junho de 1951. A escolaridade inicial foi realizada nas melhores escolas cuiabanas e continuada nos colégios de escolas do Rio de Janeiro.

A escolaridade superior foi cursada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo feito, com destaque, residência médica no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, e, na sequência, cursos de pós-graduação na área da saúde, na UFMT.

 

Sexta, 06 Outubro 2023 06:25

Sueli Batista em conexão e diálogo

Com o discurso que teve como título: Sueli Batista em conexão e diálogo, a imortal da Cadeira 15, Olga Maria Castrillon Mendes falou em nome dos acadêmicos da Academia Mato-Grossense de Letras  na despedida da presidente e posse de Luciene Carvalho.

Cumprimento a todos os presentes na pessoa da Presidente da Mesa Diretora desta histórica cerimônia da Academia Mato-grossense de Letras. Histórica porque a AML é a casa da memória. Longeva e vigorosa, a AML coloca-se mais uma vez no centro das discussões culturais. Saudar, neste momento a Presidente Sueli Batista, que deixa a linha de frente, mas continua no campo da batalha, é mais que uma honraria; é compromisso com nossas relações internas, que nos mantém conscientes do papel sócio-histórico e cultural de cada um dos componentes desta Casa.

Numa noite carregada de emoção e reconhecimentos a poeta Luciene Carvalho assume a AML. Sueli Batista deixou seu legado.

Segue o discurso da presidente Sueli Batista, a primeira presidente que passa o cargo para outra mulher, em 102 anos da Academia Mato-Grossense de Letras. Foi uma honra para sua trajetória, na qual defende o empoderamento da mulher.